
por Lourenzo Peña
Dolores Ibarruri Gómez, "A Paixão", nasceu em 09 de dezembro de 1895.Apesar de seu apelido, hoje, é muitas vezes acentuado na segunda sílaba, como proparoxytone, documentos antigos e da pronúncia do faz de conta "A Paixão foi o nível da palavra, com o estresse sobre o" u ".
Gallarta natural província de Biscaia, a neta, filha, irmã e esposa de mina, de propriedade de qualquer ligação familiar ao mundo que o trabalhador basco, e de mineração, mais especificamente.
Seu pai era um carlista, como muitas pessoas trabalhando e basco modesto, mas por sua modéstia ou por outras razões, não iria participar na reuniões do grupo carlista, e enviá-los, ainda uma menina, sua filha, Dolores, que destacou como um aluno na escola local, cujo professor queria obter a permissão dos pais para que os professores Dolores continuar os estudos. Participar dessas reuniões foram despertados e começou a moldar o futuro talento da oratória Paixão.
dificuldades económicas da família e os preconceitos da época Dolores frustrado estudos, que tiveram de ser o de servir como um adolescente.
Após seu casamento (1916), sendo dedicado à Paixão de Jesus, comece a usar o pseudônimo de 'A Paixão', e orientada ativismo socialista, com o pseudônimo que ele escreveu seu primeiro artigo em A mineração Vizcaya em 1918.
Em 15 de Abril 1920 Somorrostro grupo socialista (onde viveu e foi ativo) é adicionado à fundação do Partido Comunista Espanhol, que militam Dolores até sua morte em 1989. Em 1920, A Paixão é nomeado para o comitê provincial do partido. Em 1921, a fusão entre a formação do PC espanhol e outras, reconstituído com o nome de "Partido Comunista de Espanha".

O nome de guerra de "A Paixão também evoluiu. No período de pico de popularidade em todo o mundo disse: 'A Paixão' com o item. E no exílio, após a derrota da República Espanhola em 1939, parecia mais fino para remover o item (que soava ouvidos educados, talvez, como o usado em jurisdições popular “Carlos”, "André", "Juanita"). E assim foi a partir de "A Paixão de Cristo 'a' Paixão '. Aqui vamos continuar do jeito que era normal para se referir a ele no período de esplendor político, 1931-1939. Membro do Comitê Central do PCE desde 1930 (quando caiu o ditador general Primo de Rivera, o Rei Alfonso XIII estava desesperadamente tentando salvar a monarquia Bourbon de seu colapso provável), que trabalha desde 1931 em Madrid, na elaboração dos Trabalhadores do Mundo . Re-eleito membro do Comité Central do IV Congresso do Partido (realizada em Sevilha, em Março de 1932 e que foi substituído a equipa de José Bullejos por José Ramos Diaz na direcção do partido), época em que ela estava presa, como Eu tinha sido antes, e eu ficaria depois várias vezes por períodos mais curtos ou mais longos, fornecidas pelos seus manifestos ou participação em lutas laborais que são facilmente convertidos em motins.
O auge de sua política revolucionária é quando se torna a figura mais popular do PCE em 1935-39. Ele ganhou um enorme apoio popular a sua oratória, mas, acima de tudo, o envolvimento pessoal no trabalho e lutas populares. E adjunto para Astúrias (desde Fevereiro de 1936) é fechado com os mineiros em greve na cova, é plantado em uma rua de subúrbio de Madrid com os vizinhos pobres expulsos e cujo modesto pertences tinham sido mal jogado na rua, e tudo o que a torna muito popular com seus discursos parlamentares (no parlamento - e não de hoje - os deputados tinham direito de falar, fazer discursos.) E odiado por reacionários, que - segundo o costume espanhol - que criticam uma suposta promiscuidade sexual (aparentemente puramente lendária) como motivo para desacreditar.
No famoso debate parlamentar, em Junho de 1936, A Paixão de Cristo entregou um dos famosos discursos de percussão e parte de sua vida (16 de junho) , denunciando as manobras fascistas e os preparativos para o golpe com a cumplicidade de muitos militares, capitalistas e latifundiários e da passividade e do laissez-faire do governo. A propagação reacionária versões fantásticas sobre esse discurso segundo o qual ele ameaçou Calvo Sotelo, com palavras como "Você mencionou a última vez", e outras formações de teor semelhante.
Após o levante fascista, em 1936, A Paixão exibe uma atividade difícil, com palestras, visitas à frente, o republicano viagens de propaganda - como Paris, em 1936 - com o seu trabalho de agitação, inventar ou adaptar mais slogans famosa da guerra ("melhor morrer de pé do que viver de joelhos", "Eles não passarão!", etc.)
É eleito vice-presidente das Cortes em 1937. trabalhadores Legend idealizado e antifascista, cantado pelos poetas (Nicolás Guillén, Machado, Alberti, Miguel Hernandez, etc), ainda encontra tempo para proteger os católicos de retaliação e vingança massa descontrolada anarco-anticlerical.
É uma famosa história de como ele salvou a partir de tais ultrajes às freiras de um convento, confirmou evidências anedóticas de freiras que eram participantes nos eventos. Um deles escreveu (eu tomo a citação do livro de Vázquez Montalbán, p. 159): "Eu pensei que você gostaria de saber, não apenas que a sua memória continua viva na memória grata e amorosa das irmãs, mas no imagem da sua padroeira, a Virgem Dolorosa, [que] ainda tem uma inscrição na parte traseira para justificar a sua origem e um cartão de campanha com a foto de vocês, também sob a proteção de Nossa Senhora do Céu ".
A paixão é, sem dúvida que na época não agiu por razões humanitárias só e sentimental, mas sua ação foi devido à linha política do Partido Comunista e seu Secretário Geral, José Diaz Ramos, para promover o restabelecimento da ordem republicana e do Estado direito, para conter os excessos e promover republicano e uma ampla aliança e o isolamento dos fascistas, atrair e neutralizar os católicos também respeite a ordem constitucional. Mas isso não estava em desacordo com o trabalho, com base em sentimentos.
Em particular, há um motivo que reaparece nas discussões posteriores da Paixão (embora, para ficar longe de 1939, seus escritos e discursos perdem o viço verve, e ligação com a realidade espanhola), ou seja, não que alguém nascido comunista (nem republicano nem democrata, nem ...), cada um tendo aderido às posições que professavam ao mesmo tempo dos outros, não olhar com condescendência ou desprezo por aqueles que hoje defendem os outros que ele tenha abandonado mas de alguma forma uma ponte para facilitar o diálogo e compreensão mútua. É essa especulação?
Eu acho que você pode documentar que a atribuição à Paixão citando frases de seus escritos e discursos e declarações em suas autobiografias. Além disso, não é grande novidade, para muitas indicações e prosa abundam nos antigos marxistas-leninistas, mas possivelmente com outras nuances, talvez com a idéia de cortar ou quebrar (quebrar, a conversão, o renascimento mental) que não são evidentes na a continuidade da visão, mais da Paixão (que provavelmente guiados mais pelo senso comum que dita ou demandas de uma grande teoria). Em todo caso, eu não vou dar aqui, mas que a conjectura, julgo base, e não ir para provar que ele é - sempre trabalho duro.
É controverso qual foi o seu papel nos momentos póstuma da resistência republicana nos primeiros meses de 1939, mas parece estabelecido que até o último minuto defendeu a causa para continuar a resistência até o fim e não desistir.
De seu exílio em 1939, A Paixão de Cristo e nunca mais foi a grande figura da luta popular e de trabalho. Ele tinha um auto-didata, mas era pessoa temperamental, espontâneo, que eu precisava, como a seiva, entre em contato com o povo, com a massa. No exílio da Rússia, sua contribuição foi diminuindo e se tornando menos valioso.
Obter a Secretaria Partido em 1942 (quando o suicida, que sofrem de sua doença, Jose Diaz) em 1960 (VI Congresso, janeiro de 1960) renunciou e foi nomeado Presidente do Partido. Mas o seu verdadeiro papel é eclipsada. Desde 1956, o chefe efetivo é Santiago Carrillo Solares, dirigente da Juventude Socialista, que se juntou ao PCE em 1936. A Paixão de Cristo, desde 1956, aprovou o acordo de reconciliação nacional no novo chefe do Partido Comunista de facto, mas em seus próprios discursos sempre notei outros acentos e outras nuances que estavam faltando na prosa de Carrillo.
Em 1977 ele retornou à Espanha após 38 anos no exílio. Re-eleito - de novo por Astúrias - congressista (agora já disse 'vice' e não 'representante'), mas nenhum ou muito baixo nível foi o papel de "A Paixão Cortes nos fraudada bicameral em que eles planejaram e planejado para a estrada poder constitucional parra restaurado Bourbon.
Em 1983 participou na manifestação de solidariedade para com as Mães da Plaza de Mayo, na Argentina.
Morreu em Madrid em 1989. Rafael Alberti falado elegias e Julio Anguita, que recentemente tinha sido eleito secretário-geral do Partido Comunista de Espanha.
Fonte: http://www.eroj.org/biblio/ibarruri/biografi.htm
Tradução Google Translate.